terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Quanto engordar na gravidez?

Muitas mulheres, inclusive eu, ficam assustadas com o ganho de peso na gravidez. Antes de engravidar, eu usava manequim 36, era magrela mesmo.
Entrei na gravidez com 53 quilos e cheguei ao sétimo mês, super assustada, com mais 7 quilos na balança. Confesso que foi bem estranho conviver com uma barriga que nunca tive e enfrentei situações bem atrapalhadas, como colocar sapatos e me depilar.
Eu, que sempre me cuidei muito, me perguntava se esses quilos a mais estavam corretos ou se eu estava exagerando na comida. Ao questionar o médico e procurar informação para saber se estava tudo bem, descobri que eu estava dentro do padrão para meu IMC. Isso justifica o motivo de algumas mulheres engordarem mais ou menos que outras e, ainda assim, estarem saudáveis.

O cálculo é simples:

Seu IMC = seu peso antes da gravidez
                 ____________________
                          altura X altura

Então, temos:

IMC antes da gravidez                            Quilos a mais nos 9 meses
 abaixo de 18,5                                                12,5 a 18 kg
18,5 a 24,9                                                       11,5 a 16 kg
25 a 29,9                                                          7 a 11 kg
Maior que 30                                                   até 7 kg

No meu caso, meu IMC é 20. Ou seja, posso engordar de 11,5 a 16 quilos na gravidez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário