terça-feira, 7 de julho de 2015

Engravidar rápido


Quando uma mulher decide engravidar pela primeira vez, normalmente vem aquela dúvida em mente: Será que eu tenho algum problema? Será que meu marido é normal? Vai demorar muito?
Confesso que muitas perguntas assombraram minha mente quando eu e meu marido resolvemos parar com a pílula. Primeiro, porque o que não faltam são mitos e pessoas que palpitam demais, não é mesmo?
Usei pílula ininterruptamente por 14 anos. Inicialmente por problema de acne e pele oleosa, o que sempre foi uma maravilha para controle de oleosidade. Segundo, porque eu realmente nunca pensei em ter um bebê antes dos meus 32 anos. Quando resolvi parar, algumas pessoas vieram me dizer que eu demoraria para engravidar porque tomei por muitos anos anticoncepcional, o que não passa de pura bobagem!
Pedi ao meu marido que fizesse um espermograma, que também não teve um resultado 100% normal, e marquei uma consulta com o meu ginecologista para falar sobre a gravidez. Ele me passou diversos exames, saí recheada de guias de ultrassons, hemogramas etc. E me explicou que demorar até um ano para ter um bebê era absolutamente normal. Estava tudo certo comigo e fui liberada para iniciar as tentativas cheia de ansiedade.
Minha última cartela acabou em abril e estávamos com viagem de férias marcadas para maio. Baixei um aplicativo muito bom, o Maybe Baby (foto), que me ajudou a avaliar os dias que estaria ovulando (em verde). Coloquei a data da minha última menstruação (gotinhas), ajustei a duração do ciclo (na verdade foi um chute porque nem lembrava mais). O legal é que o aplicativo, em sua versão grátis, até simula o sexo do bebê por métodos científico e popular.
No primeiro mês, talvez devido à correria para organizar tudo antes da viagem, não deu certo. Tivemos relação em alguns dias férteis, mas ao final do ciclo não atrasou e menstruei. Que decepção! Ficamos chateados. Eu cheguei a ficar muito enjoada durante a viagem, mas era alarme falso.
No meio de maio, tentamos quase todos os dias que o aplicativo mostrava como momento ideal para se conceber um bebê. Nós ficávamos de olho no aplicativo e já avisávamos um para o outro: "hoje é bebê sim". Devido a primeira tentativa ter sido frustrante, nos esforçamos mais na segunda. Voltamos de férias e eu não pensava que seria tão fácil: sim, estava grávida! A menstruação atrasou e, no segundo dia, fiz um teste de farmácia, que deu positivo. Foi aquela alegria. Esperei sete dias e fiz o exame de sangue, que também confirmou.
Não acho que existe um segredo para dar certo, mas essa história de tomar pílula muito tempo é mentira. Costumo levar uma vida saudável, sou vegetariana, como muitas frutas e legumes e faço exercícios físicos: caminhada, hidro e yoga. Talvez um conjunto de bons hábitos possa auxiliar, sim.
Uma amiga, que tentou mais tempo do que eu, disse ter uma técnica que dá certo, mas eu não cheguei a utilizar. Trata-se de contar sete dias após a menstruação e ter relação um dia sim, outro não, para não enfraquecer o espermatozoide. Segundo ela, após fazer isso com mais de cinco meses sem sucesso, ela conseguiu. Vale a dica para quem ainda não engravidou. ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário