sexta-feira, 10 de julho de 2015

Saco gestacional sem embrião


O primeiro ultrassom que o médico pede à mulher gestante é a  ultrassonografia obstétrica do primeiro trimestre, via transvaginal,  para ter certeza de que o o saco gestacional está no lugar certo, ou seja, no útero, visto que em alguns casos pode-se ter gravidez nas trompas.
Neste exame, além do saco, é notada a presença do embrião e da vesícula vitelínica. Pede-se que o mesmo seja feito após a sexta semana, pois quando a gestação é muito recente poderá notar apenas o saco e deixar a futura mamãe preocupada, justamente o que aconteceu comigo.
Quando realizei o exame estava com cinco semanas. Fiquei decepcionada, pude ver apenas o saco gestacional, como mostra a foto. Senti-me muito preocupada. Comecei a ler tudo sobre o assunto na internet e descobri que existem casos de gravidez anembriorária, quando o saco aparece vazio, com mais de 25 mm, considerado um "acidente da natureza". O corpo da mulher se porta como se estivesse gestante até ocorrer um aborto espontâneo, curetagem ou aspiração uterina pelo médico.
No meu caso, como era muito recente, o médico me tranquilizou e pediu que eu esperasse mais duas semanas e repetisse o exame. Agora, estou super ansiosa para finalmente poder ver meu bebê.
Portanto, o melhor mesmo é repetir o exame depois de um tempo e não tirar conclusões precipitadas.

7 comentários:

  1. Eu também estou com cinco semanas e só deu pra ver o saco gestacional. A medica pediu pra repetir e me tranquilizou em relação a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi,vc repetiu o exame??minha irmã está com 5 semanas e só viu o saco gestacional também,tem que repetir em três semanas.Vc repetiu?deu tudo certo?

      Excluir
  2. Eu ñ quero estar grávida. Fui fazer exame de rotina e apareceu uma bolinha preta igualsinha essa da imagem . Tenho 40 p/41 abos e uma filha de 10 anos. O médico da ultra ñ me afirmou nada,me pediu ora ver isso depois com meu ginecologista e que a princípuo se parece com um saco gestacional. Gente saí de lá chorando muito... pois corro risco pq no mês passado esqueci 4 comprimidos do anticoncepcional. Minha menstruação ñ está atrasada,faltam 3 comprimidos . Vou esperar pra menstruar ou acham que faço logo o exame de farmácia ?

    ResponderExcluir
  3. Meu saco tbem deu vazio será que eu tou gravida ou não

    ResponderExcluir
  4. O meu deu vazio tbm sem vesícula Vitelínica e nem o embrião será se perde ? Eu não sabia que estava grávida foi um susto pra mim pois eu não esperava alguém. Pode me ajuda ?

    ResponderExcluir