sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dieta vegetariana para grávidas




Minha preocupação na gravidez é não engordar mais do que preciso. Normalmente, já me alimento corretamente, pois sou vegetariana e nunca fui muito fã de doces, salgadinhos e frituras. Mas, para fazer tudo certinho e não faltar nada para o meu bebê, passei em uma nutricionista no terceiro mês.
Na primeira consulta, ela me pesou e me perguntou tudo sobre meus hábitos alimentares, horários que faço as refeições e as atividades físicas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe risco algum para a formação do bebê uma dieta sem carne, desde que a mãe se alimente corretamente. Como digo: ser vegetariana dá trabalho!
Após uma semana, retornei à nutricionista e ela me deu um cardápio feito de acordo com as necessidades de uma mãe vegetariana. Logo que olhei, assustei. Pensei: "Preciso de uma cozinheira!" Porém, me adaptei rápido e não foi difícil, afinal, tinha tudo o que eu gostava e muitas opções eu já consumia.
Minha alimentação é composta por pães e arroz sempre integrais, muita verdura verde escura, três tipos de legumes, feijões variados, chia, amaranto, tofú, cogumelos, quinoa, sucos funcionais, iogurte natural, soja, castanhas e muita fruta.
Levo para o trabalho uma nécessaire térmica com meus lanches naturais e tenho optado por não comer verduras e bobagens fora de casa. Até minha marmitinha levo para o trabalho.
A nutricionista, após avaliação do meu perfil, espera que eu engorde 10 quilos com essa dieta. E assim espero! O legal desse acompanhamento é que consumimos apenas o que é saudável. Conheci mães que se acabaram em batatas fritas e refrigerantes e depois tiveram muito trabalho para perder 20 a 30 quilos extras. Não critico, vai de cada pessoa escolher o que é melhor para si, mas me sinto feliz e animada com a dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário